O Mar para dentro do Brasil

Exposição permanente de um painel sobre a Amazônia Azul no Parque das Águas e no Parque de Portugal (Lagoa do Taquaral)

Conteúdo: Serão apresentados nos painéis uma ilustração das faixas marítimas brasileiras ao lado uma explicação de conceitos sobre a Amazônia Azul, quais são as riquezas encontradas no mar brasileiro, qual a importância sócio econômica para a sociedade e a atuação da Marinha do Brasil na defesa de toda essa extensão marítima que corresponde a 4,5 milhões de Km² (especialmente na região do pré-sal). 

Objetivo específico: Promover o conhecimento e despertar a curiosidade sobre a importância do mar brasileiro e de sua defesa feita pela Marinha do Brasil. 

Justificativa: A SOAMAR Campinas poderá contribuir com o PROMAR (Programa de Mentalidade Marítima) da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar  (SECIRM) da Marinha do Brasil, o qual já é apresentado em feiras (ex.: SBPC) como forma de divulgar a Marinha do Brasil exercendo assim sua atividade. Dessa forma, como soamarinos estaremos a exercer o papel essencial da SOAMAR (trazer o MAR para dentro do BRASIL, em especial na cidade de Campinas). 

Alvo: Público em geral que freqüenta o Parque das Águas e o Parque de Portugal. 

Estratégia de campo: Identificar uma região do Parque para fixar o Painel (Placa) com a ilustração e os conceitos. Logo abaixo o nome das Instituições apoiadores (ex.: Marinha do Brasil, Prefeitura de Campinas e SOAMAR Campinas). 

Estratégia especifica: A importância do painel além de divulgar a Amazônia Azul é também para que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer o que é SOAMAR Campinas, quais as atividades desenvolvidas por nós e com isso despertar curiosidades sobre a Marinha do Brasil e sua atuação. 

Carga horária: Permanência constante dos painéis nos Parques. 

Perspectivas: Caso torna-se viável poderemos desenvolver esse trabalho em outros Parques da cidade de Campinas.