Primeiro lugar do Concurso Nacional "Amazônia Azul - O mar que nos pertence 2007 é da SOAMAR Campinas
A atual Vice Presidente, Márcia Ferraresi Araújo, ganhou o concurso Nacional "Amazônia Azul - O mar que nos pertence 2007 com o trabalho " O Destino do Brasil está no Mar"

SÍNTESE DO ENSAIO: O DESTINO DO BRASIL ESTÁ NO MAR


Os três primeiros finalistas do Concurso Amazônia Azul com o Almirante
de Esquadra Julio Soares de Moura Neto.

Pelas águas a Nação entrou para história, como as grandes navegações, a consolidação das lutas de Independência, as duas Guerras Mundiais até os dias atuais. É esse mar histórico brasileiro que corresponde a aproximadamente 4, 5 milhões de Km², equivalentes a 52% do território nacional e chamado de Amazônia Azul pelo ex-Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de Esquadra Roberto Guimarães de Carvalho, como uma forma de comparar as potencialidades existentes em nossas faixas marítimas com a imensa Amazônia Verde. É nesse mar que encontramos grandes potencialidades que contribuem para o progresso sócio – econômico do país, como: pescado, fármacos, nódulos polimetalicos, o petróleo, o gás e outras riquezas além da própria extração de água doce.

Assim, a pesquisa das riquezas na Amazônia Azul é de grande importância para o progresso do Brasil, pois localiza os recursos e estima as potencialidades existentes no mar, com possibilidade de uma exploração sustentável.

Estudos indicam que o fundo do mar contem grandes jazidas minerais que poderiam ser melhor exploradas a partir de mais investimentos em pesquisas e tecnologias. Um levantamento detalhado é realizado pelo Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC), da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), a qual desenvolve políticas, planos e programas versando sobre a potencialidade do mar brasileiro.

Com tantos recursos já disponíveis e a serem descobertos é importante que sejam adotadas medidas que possibilitem um incremento do interesse, do conhecimento e da tecnologia marinha.

É como afirma a Ministra do Meio Ambiente, Sra. Marina Silva: “Somente conseguiremos enfrentar e vencer as dificuldades que a realidade nos apresenta se o nosso sonho for mais forte do que esta realidade” se nós, cidadãos brasileiros, juntamente com as instituições de pesquisas públicas e privadas e parcerias destas, o Governo Federal e a Marinha do Brasil nos unirmos sem medir esforços e superando todas as dificuldades e desafios que se apresentam, certamente conseguiremos fazer das riquezas do mar que nos pertence, seja como fonte de alimento, crescimento econômico e geração de empregos, a base de um promissor destino para o nosso Brasil.

Para mais informações disponível na revista NOMAR pelo site: 
www.mar.mil.br/menu_v/amazonia_azul/Coletaneadetrabalhos.pdf